terça-feira, 2 de setembro de 2014

Onde e Quando surgiu?

A Ciência da Computação teve seu inicio entre 1930 e 1940 com a Máquina de Turing, um dispositivo teórico computacional, que era um modelo abstrato do então conhecido computador. O desenvolvimento da maquina de Turing se restringiu aos aspectos lógicos do funcionamento do computador, ou seja, memoria estados e transições. Essa maquina foi criada por Alan Turing, um matemático britânico que ficou conhecido como pai da Ciência da Computação, devido a sua criação.


Título e Perfil do Profissional de Computação

A pessoa que se forma no curso de Ciência da Computação, recebe o titulo de Bacharel em Ciência da Computação e deve ser capaz de atuar no desenvolvimento de sistemas computacionais completos, desde a análise de proposta, o levantamento de requisitos, definição do projeto até o desenvolvimento do mesmo e a realização de testes finais. O Bacharel em Ciência Computação deve ser capaz de se adaptar as constantes mudanças tecnológicas e sócias, identificando problemas de mundo real, propondo novas soluções ou adaptando e melhorando as soluções já existentes.
Quando recebe este titulo, o Bacharel em Ciência da Computação pode escolher entre uma vasta gama de carreiras e seguir além da parte de desenvolvimento, pois a computação é aplicada em varias áreas do conhecimento.
A pessoa que decide pelo curso de Ciência da Computação deve ser uma pessoa curiosa, interessada, que goste de estudar e de ser atualizar. A área computacional esta em constante desenvolvimento e novas tecnologias surge todos os dias. O profissional que deseja trabalhar com computação , seja como Bacharel em Ciência da Computação, Engenheiro da Computação ou outra profissão nesta área deve ser manter atualizado ou corre o risco de se perder no meio de tanta tecnologia, ter seu conhecimento superado e ficar para trás no mercado de trabalho. 


Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/cursos/curiosidades-curso-ciencia-da-computacao/ - acessado: 02/09/2014

Ocupações

Boa-noite! Nesse post irei falar um pouco das áreas de trabalho que você pode ocupar após o término do curso.

  • Banco de dados: desenvolver softwares que permitam o armazenamento, a organização e consulta de informações de diferentes formas, ordenando e classificando os dados  e definindo grupos de informações que se relacionam entre si, de acordo com as necessidades funcionais de empresas, organizações ou individuais.
  • Desenvolvimento de softwares e aplicativos: projetar e desenvolver novos sistemas operacionais, linguagem especificas, programas e jogos para computador, desde soluções simples, como agendas eletrônicas ou softwares de controle de estoque, ate grandes estruturas, como redes de computadores e sistemas de processamento de dados.
  • Marketing e venda: projetar e coordenar as atividades de comercialização de equipamentos e programas de informática, definindo as estratégias de venda; identificas as necessidades de um cliente e desenvolver produtos sob demanda.
  • Suporte técnico: fornecer orientações sobre a compra e a utilização de equipamentos e programas de informática, atuando na manutenção de redes de computadores, no gerenciamento de sistemas de informação, na assistência técnica a usuários sobre softwares e hardwares, no estabelecimento de conexões de internet, entre outras áreas.
Fonte: FRAIMAN, Leo. Dicionário Guia de Profissões. São Paulo. 3ª ed. 2013. p 398.